Home >                  	Term: Resistência à Insulina  
      Resistência à insulina é um termo empregado para definir uma situação em que a insulina que circula no sangue não tem sua atividade plena. Esse hormônio é fundamental para o controle das taxas de glicose no sangue. A insulina é responsável pela entrada de glicose nos diversos órgãos e tecidos, entre eles o fígado, o músculo e o tecido adiposo. Quando o indivíduo é resistente à insulina, seu pâncreas produz o hormônio com o estímulo gerado pela glicose, mas este não age apropriadamente. Ou seja, a glicose não é capaz de entrar nas células dos tecidos e se acumula no sangue.
A insulina é um hormônio que possui várias funções orgânicas. Sem dúvida, a principal é a de facilitar a entrada da glicose nas células para que seja aproveitada como fonte de energia. Esse efeito é muito intenso nos músculos, que utilizam grandes quantidades de glicose."(http://www.fleury.com.br/saude-em-dia/artigos/pages/o-que-e-resistencia-a-insulina.aspx)".
                        		(You must log in first to edit the definition.)
                        	
                                           					
                                                                                                                                                    - Company: 
- Product:  
- Acronym-Abbreviation: 
- Synonym(s): 
- Related News: 
- Document Type:  
- Context:  Exercício reduz necessidade de ação da insulina, diz estudo sobre diabetes
 Prática de atividades físicas melhora a sensibilidade à insulina, a glicemia de jejum, pode diminuir níveis de hemoglobina glicada e reduz fatores de risco cardiovasculares
 Por Guilherme Renke
 Rio de Janeiro
 FACEBOOK
 TWITTER
  Diabetes Eu atleta (Foto: Getty Images)
 Atividade física é uma das chaves para prevenção e tratamento do diabetes tipo 2 (Foto: Getty Images)
 Os benefícios do exercício físico para o diabetes tipo 2 são conhecidos e divulgados em todo o mundo. A American Heart Association classifica, em nível máximo de evidência, que a prática regular de exercícios físicos melhora a sensibilidade à insulina, a glicemia de jejum e é capaz de diminuir os níveis de hemoglobina glicada (HbA1c). Além disso, diversos estudos ainda relacionam a prática dos exercícios físicos com a melhora da composição corporal e diminuição dos fatores de risco cardiovasculares nos pacientes com resistência à insulina."(http://globoesporte.globo.com/eu-atleta/saude/noticia/2016/03/exercicio-reduz-necessidade-de-acao-da-insulina-diz-estudo-sobre-diabetes.html)".
- term_reference:  
- definition_reference:  
- context_reference:  
- Other Reference:  
 	                  				Creator
 	    	    	    		    			- CatiaGallego
(Abaitinga, Brazil)
    			    			- 	    				
                                                                  (Bronze)  37 points
 
- 0% positive feedback